sexta-feira, 25 de abril de 2008

Case de Planejamento Estratégico

Segundo Sêneca, " O capitão que veleja sem um objetivo sempre alega que os ventos sopram em direções erradas". Seguindo essa premissa, vou falar sobre um assunto extremamente interessante. Planejamento Estratégico.



Mas o que é o PE?

O Planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer um direcionamento a ser seguido pela organização, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa e seu ambiente, ou seja, o Planejamento estratégico é o processo que instrumentaliza a resposta que a organização precisa apresentar ao seu ambiente diante de um contexto de mudanças.
Ele diz respeito à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e para sua execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Também considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
Além do compromisso de conquistar e reter clientes satisfeitos, as organizações bem sucedidas devem estar sempre prontas a se adaptar a mercados em contínua mudança. O planejamento estratégico orientado ao mercado cumpre exatamente esta função, pois busca manter uma flexibilidade viável de seus objetivos, habilidades e recursos enquanto mantem um compromisso com o lucro, o crescimento e sua missão organizacional.

Para exemplificar, vou apresentar o case da Fábrica de Goiabada Maria Amália.


I - DESCRIÇÃO DA EMPRESA

Goiabadas Maria Amália Ltda. foi criada em 2001 e pertence à empresária Luisa Vianna Pinheiro. Tem sua sede em Contagem – MG e Iniciou suas atividades abastecendo o mercado local. Após um ano e meio de atuação, começou a enviar seus produtos para o Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, já com seis anos de existência, abastece as principais cidades da Região Sudeste, da Bahia e do Paraná. A empresa foi estruturada, inicialmente, para produzir goiabada cascão (diet e normal) em lata de 500g e em tabletes de 50g. O seu objetivo é o fornecimento de uma alimentação rápida e nutritiva para um público, em idade escolar e adultos de qualquer idade, que se preocupem com a saúde e a forma física. Atualmente já está produzindo mousse de goiaba, goiaba em compota, bala de goiaba. A fábrica está instalada em Contagem e, no momento da expansão, adquiriu dois terrenos que ladeavam a fábrica, ampliando suas instalações originais, contratando mais funcionários e estudando a logística de distribuição. Mesmo depois dessa ampliação, a empresa ainda possui uma capacidade ociosa.

II. MISSÃO

A missão da GMA é fornecer uma alimentação rápida e nutritiva valorizando uma marca de doces que represente o mais alto grau de confiança na preocupação com a saúde e a boa forma física, atendendo ao público a partir da idade escolar.

III. FOCO
A GMA, inserida no competitivo mercado de doces, concentra hoje as suas atividades na fabricação e comercialização de goiabada cascão (diet e normal) em latas de 500g e em tabletes de 50g. Pretendendo lançar novos produtos no mercado, misturando duas frutas e já contando com a banagoiaba que se encontra em teste no mercado.

IV. VISÃO
A GMA deseja ser a melhor fornecedora de doces, conquistando cada vez mais espaço no mercado e garantindo, além da seriedade e solidez, uma marca de alta qualidade, associada à saúde e boa forma física.

V. VALORES
Os valores são fundamentos sobre os quais se constrói a organização. São os seguintes os valores da GMA:

INOVAÇÃO – Buscar soluções para a melhoria da prestação de serviços, destacando-se pela criatividade.

MORALIDADE – Observar normas, regras e padrões estabelecidos para o convívio social.

ÉTICA - Proceder norteados pela responsabilidade da qualidade de seus produtos.


VI. APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO
A GMA apresentou alguns desejos para o seu crescimento:

Mercado Nacional
· Expandir nos próximos dois anos para os estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Goiás e Tocantins, prevendo um aumento de rentabilidade de 20%;
· Inserir a goiabada no cardápio semanal das escolas públicas;
· Competir com as barras de cereal nas academias;
· Produzir doces mesclados com outras frutas;
Mercado Internacional
· Exportar seus produtos para os EUA.

VII. ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO
Essa análise permite o cruzamento de reflexões sistematizadas (cenários), que possibilitam vislumbrar o futuro, definindo assim os objetivos considerados estratégicos para a organização. Para a realização desse diagnóstico. A metodologia de avaliação utilizada foi a MATRIZ SWOT, conforme apresentado no anexo I deste trabalho. Utilizando essa ferramenta, em uma primeira etapa foi analisado o cenário interno da organização, do qual analisamos as forças – elementos da organização classificados como vantajosos e as fraquezas – caracterizadas como inconformidades, ou ainda, como pontos que devem ser aperfeiçoados. Depois de terminada essa etapa, foi analisado, o cenário externo no qual a GMA está inserida, identificando as oportunidades – acontecimentos que oportunizam o crescimento da organização e as ameaças – como elementos de mesma natureza, mas que dificultarão o alcance da visão de futuro da organização.
O diagnóstico organizacional foi importante para subsidiar a percepção da identidade organizacional da GMA, elemento imprescindível para sustentar o processo decisório necessário para o estabelecimento de nossa posição estratégica. Possibilitou ainda, a identificação de medidas internas necessárias para ajustar-se às tendências esperadas do ambiente externo.
Abaixo são apresentados os apontamentos mais relevantes resultantes dessa análise:
SETOR DE ATUAÇÃO
O setor no qual a GMA está inserida é bastante competitivo. O preço, a qualidade e a forma de distribuição são fatores críticos de sucesso. Temos ainda o fator de que o mercado de doces não é bem visto por profissionais da saúde – médicos e dentistas – que condenam o consumo de doces, principalmente para crianças em idade escolar, por causa da obesidade e índice de cáries nesta faixa etária, considerando-os extremamente prejudiciais à saúde. No entanto isso não afeta significativamente as vendas nesse nicho de mercado. O que deve ser fixado é que a marca da GMA está sempre preocupada com a boa alimentação e que o seu produto fornece calorias suficientes para que esse público maior (estudantes) possa enfrentar atividades escolares e esportivas.

OPORTUNIDADES E AMEAÇAS
Entre as oportunidades identificadas neste ramo de negócio, destacam-se: C1 - concorrer com os cereais em barras nas academias, C.2 - expansão dos negócios no território nacional, C.3 - possibilidade de abertura de mercado nos EUA, C.4 - ampliação e diversificação da linha de produtos, C.5 - receptividade dos clientes em experimentar doces combinados com a goiaba.
Entre as principais ameaças à GMA, estão: D.1 - produto não comum no mercado americano, D.2 - falta de tradição neste tipo de exportação, D.3 - crescimento elevado do número de concorrentes, D.4 - crescimento do número de produtos substitutos, D.5 - dificuldade na criação de parcerias.

FORÇAS E FRAQUEZAS
Os pontos fortes da estrutura da GMA são: A.1 - imagem positiva no mercado de doces, A.2 - excelente qualidade de produtos, A.3 - forte compromisso com a logística e A.4 - com pagamento de fornecedores, A.5 - grande preocupação com os funcionários, A.6 - preço bastante convidativo, A.7 - grande variedade de doces com goiaba, A.8 - capacidade de expansão
(possui área ociosa)
Como pontos fracos, destacam-se: B.1 - Despreparo dos funcionários, B.2 - falta de padronização nos métodos de produção, B.3 - dependência de parceiro para produção de doces mesclados, B.4 -embalagem inadequada para exportação, B.5 - poucos fornecedores para matéria-prima.

VIII. OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Após a análise da MATRIZ SWOT, chegou-se à conclusão de que deve-se direcionar o planejamento estratégico da empresa para a ampliação do mercado nacional, consolidando a marca. Com isso, foram definidos os objetivos estratégicos abaixo.
Nesta mesma análise foram levantados os FCS – Fatores Críticos de Sucesso.

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